5 dicas para Marcas combaterem notícias falsas com Press Releases

Não há como escapar à ameaça iminente do rótulo de "notícias falsas" - para a mídia e, potencialmente, como uma enorme crise de relações públicas para os comunicadores. De acordo com o Cision’s State of the Media Report de 2017, os jornalistas disseram que recuperar a confiança no meio da ascensão da desinformação e das notícias falsas é um dos maiores desafios que a mídia enfrenta este ano. 91% dos jornalistas relatam que o público perdeu a confiança na mídia nos últimos três anos.

Profissionais de RP e comunicadores enfrentam o mesmo desafio que a imprensa e devem ter cuidado para evitar até mesmo a aparência de conteúdo falso ou enganoso. Mas isso não é novidade para eles. Os comunicadores sempre entenderam que a transparência e a clareza beneficiam a história da marca. É assim que eles mantêm a confiança do público, que aceitam seu conteúdo desde que tenha uma visão completa do que é e de onde vem. É assim também que os comunicadores mantêm a confiança dos jornalistas.

Os jornalistas entrevistados no Cision’s State of the Media Report classificaram os comunicados de imprensa e o lead de um press release como os principais recursos de RP. As oportunidades de mídia e cobertura de imprensa conquistadas dependem fortemente da integridade das histórias das marcas. Sem ela, uma marca compromete não apenas suas relações com à imprensa e seus clientes, mas também correm o risco de retrocesso e danos à marca.

A PR Newswire fornece um canal confiável para compartilhar a história da sua marca com novos públicos. E como um distribuidor controlado e confiável para a mídia, a PR Newswire impõe diretrizes rígidas sobre clareza e atribuição, para garantir que o conteúdo é visto como preciso - a antítese de "notícias falsas".

Proteja-se com estas cinco diretrizes que a PR Newswire defende em cada versão que distribuímos, para garantir que sua organização mantenha a credibilidade junto ao público:

  1. Título Simples e Direto

Sendo a porta de entrada para o seu conteúdo, o título deve ser claro e envolvente. Deve também ser um teaser honesto do que está a seguir, a fim de manter a confiança. Se você fizer uma promessa em seu título, certifique-se de cumprir essa promessa em seu conteúdo. E geralmente é sempre bom incluir sua empresa ou marca, para que fique claro para os jornalistas e o seu público de onde sua notícia se origina.

  1. Texto claro e objetivo

Abrace a perspectiva da sua marca e escreva claramente a partir desse ponto de vista. Atribua quaisquer declarações de análise ou opinião à sua organização. É mais provável que as audiências confiem em seu conteúdo se você for honesto com quem está lendo o seu conteúdo. Isto estende-se a citações também, que enriquecem seu texto e fornecem aos jornalistas uma citação para ser usada em sua matéria.

  1. Fonte Confiável

PR Newswire inclui uma nota identificando a fonte de todos os press releases que distribuímos. Junto com uma atribuição clara dentro do release, esta fonte conversa com a mídia e outros leitores sobre a empresa ou grupo responsável pela informação. A imprensa sabe que a PR Newswire veta as organizações com as quais trabalhamos, para que possam confiar que a notícia é verdadeira e entender quem é responsável por essa notícia.

  1. Contato de imprensa disponível

Seu contato de imprensa deve ser uma pessoa real, com um número de telefone corporativo e um endereço de e-mail. Os jornalistas preferem não ser direcionados para um número de 0800 ou um site para obter informações - o que torna seu trabalho mais difícil, diminuindo as chances de publicação.

  1. Voz autêntica

Uma vez que você ganhou a confiança do seu público por meio das táticas acima, trabalhe para mantê-la. Como? Seja firme em dizer toda a verdade. E mantenha a credibilidade da sua organização. Há momentos em que faz sentido para uma empresa participar de uma conversa sobre um tema oportuno, como quando uma instituição financeira escreve sobre uma recente mudança para o código tributário, por exemplo.

Essa é uma liderança de pensamento valiosa. Basta deixar claro quem é sua organização, sua conexão com o tópico e por que o público deve vê-lo como um especialista.

Uma vez que seu conteúdo esteja pronto para ser compartilhado, conecte-se a um parceiro de distribuição confiável como a PR Newswire para ajudá-lo a envolver públicos-alvo novos e existentes, e desenvolver uma estratégia de press releases que ajude a melhorar a credibilidade e a visibilidade da sua marca.

 

*Texto original publicado no Blog Beyond PR, por Jennifer Tolhurst: Five Ways Brands Can Combat Fake News with Press Releases

Traduzido e adaptado Andrés Teixeira, Analista de Comunicação Corporativa Latin America PR Newswire