Modelo - Como Escrever um Press Release

ago 23, 2016, 11:21

Escreva um Press Release eficaz, de acordo com os seus objetivos de comunicação, utilizando o modelo gratuito fornecido pela PR Newswire. Nesse template você encontrará uma visão geral dos principais elementos de um comunicado à imprensa.

Cada elemento da sua mensagem deve estar alinhado com a sua estratégia de comunicação. Como por exemplo, a promoção de um novo produto ou serviço, a divulgação de resultados financeiros ou uma joint venture, a apresentação de um novo cliente ou parceiro, o anúncio de uma feira ou a participação em um evento. Além de comunicar suas grandes conquistas corporativas.

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Cada elemento da sua mensagem deve estar alinhado com a sua estratégia de comunicação.

Modelo de Press Release

Modelo de Press Release

Tenha em mente o objetivo do seu Press Release: Qual a mensagem que gostaria de passar? Quer direcionar o tráfego para seu site, divulgar um novo produto, conquistar novos clientes ou inspirar a cobertura da mídia espontânea? A reflexão sobre cada elemento contribuirá para o sucesso da sua mensagem.

  • Título: Escreva um título com até 100 caracteres para que ele possa ser publicado em um artigo jornalístico ou compartilhado nas redes sociais. Facilite a possibilidade de interação e engajamento do público com o seu press release em redes sociais ou buscadores.

  • Subtítulo: Convença sua audiência a ler a sua mensagem. O subtítulo deve complementar as informações destacadas no título e conter as principais informações sobre o texto.

  • Data e Local de Origem: Inclua a cidade de origem e a data do comunicado de imprensa.

  • Primeiro Parágrafo: Capture a atenção do leitor. Exponha as principais informações de forma objetiva e siga as regras da teoria do jornalismo ao responder as seis perguntas básicas do lead: "O quê" e/ou "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?". Comece o parágrafo com uma informação interessante, evite clichês.

  • Call-to-Action: Direcione o público para uma ação, essa é a hora. Insira um link convidativo após o primeiro ou segundo parágrafo, evite deixar esta informação apenas ao final do conteúdo. Essa é a melhor forma de obter retorno de seus leitores. Quanto menor o número de links em seu comunicado, mais direcionados serão seus resultados.

  • Corpo do Texto: Conte a sua história de forma simples e proporcione uma fácil leitura. Use aspas e divida o texto em tópicos com bullet-points. Prove para o leitor que vale a pena a leitura. Mecanismos como a utilização do negrito e subtítulos prendem a atenção do público.

  • Boilerplate e Informações de Contato: Coloque as informações sobre a sua empresa e mostre as credenciais da sua marca. Os jornalistas podem precisar dessas informações para construir um artigo ou uma reportagem. Não se esqueça de fornecer as informações para contato e indicar os responsáveis pela publicação.